Informativo FEHOESG NOTÍCIAS

FEHOESG NOTÍCIAS Nº 84 (10/03/2017)

FEHOESG NOTÍCIAS
Informativo da Federação dos Hospitais, Laboratórios, Clínicas de Imagem e  Estabelecimentos de Serviços de Saúde no Estado de Goiás
Ano 4 Nº 84 10/03/2017

 

Estabelecimentos de serviços de saúde devem se cadastrar na ANS até o dia 20
 

Os hospitais, clínicas, laboratórios e demais prestadores de serviços de saúde têm até o dia 20 de março para preencherem o questionário que será adotado pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) para a aplicação do Fator de Qualidade (FQ), que servirá de base para o reajuste dos contratos ainda não reajustados pelas operadoras de planos de saúde.

O Fator de Qualidade será aplicado apenas nas situações em que há no contrato a previsão de livre negociação do reajuste, ou seja, não há índice predefinido contratualmente e não houve acordo entre as partes após os primeiros 90 dias do ano. No entanto, todos os prestadores devem preencher o formulário da ANS: para quem não negociou, o mesmo servirá de base para o FQ; para quem negociou, embasará o Qualiss (Programa de Qualificação dos Prestadores de Serviços na Saúde Suplementar) e outras ações. Leia mais.

 

Ministério da Saúde aprova protocolo clínico e diretrizes terapêuticas anemia na doença renal crônica

O Ministério da Saúde publicou no dia 23 de fevereiro, no Diário Oficial da União, Seção 1, página 49, a Portaria MS / SAS Nº 365, de 15 de fevereiro de 2017, que aprova o Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas Anemia na Doença Renal Crônica. Clique aqui e confira.

 

Unidades de saúde goianas já podem se cadastrar para emitir registro de óbito

A Corregedoria-Geral da Justiça de Goiás (CGJGO) encaminhou carta-convite, assinada pelo 3º juiz auxiliar da Corregedoria, Cláudio Henrique Araújo de Castro, às unidades goianas de saúde com o objetivo de que elas procedam à adesão ao Sistema de Óbito (Sisob), que estabelece a interligação on-line com as serventias de registro civil. A medida resulta na troca de informações para o registro de óbito, bem como na sua imediata emissão, no próprio estabelecimento de saúde.

A exemplo do êxito obtido em Goiás com a implantação do Sistema Eletrônico de Registro Civil de Nascimento em Maternidades (Sercim) em várias unidades da capital desde 2012, cuja emissão das certidões de nascimento é realizada dentro do próprio local, o Sisob prima por um atendimento diferenciado e de excelência na prestação do serviço pelos hospitais participantes ao tornar disponível a expedição da certidão de óbito nas unidades de saúde. Leia mais.

 

Sindhoesg: Restam poucas vagas para a palestra de capacitação: Manuseio de bomba de infusão

Os estabelecimentos filiados interessados em participar da palestra de capacitação “Manuseio de bomba de infusão”, que será ministrada pelo Sindhoesg no dia 17 de março, das 13h30 às 16h30, ainda podem se inscrever. Restam poucas vagas e a confirmação de presença deve ser feita pelos telefones (62) 3093-4309/ 3089-7200 ou pelo e-mail juridico@sindhoesg.org.br.

Aberta a enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, a palestra será ministrada na sede do Sindicato - Rua 24, nº 202, Setor Central (em frente à Delegacia da Mulher), Goiânia(GO) – pelo palestrante Ítalo T. Oliveira, que é graduado pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás, pós-graduado em Unidade de Terapia Intensiva pelo CEEN/ PUC Goiás, pós-graduado em Gestão em Enfermagem pela Unifesp, enfermeiro do Hospital do Coração e do Centro de Reabilitação e Readaptação Henrique Santillo. Durante a palestra, ele vai abordar o funcionamento teórico e prático de bombas de infusão. Cada estabelecimento filiado poderá inscrever até dois participantes.

Grupo de Estudos do Sindimagem debate a higienização as mãos

A importância da correta higienização das mãos pelos trabalhadores da área da saúde foi o tema central da reunião do Grupo de Estudos Técnicos do Sindicato das Clínicas Radiológicas, Ultrassonografia, Ressonância Magnética, Medicina Nuclear e Radioterapia no Estado de Goiás (Sindimagem). Realizada no dia 23 de fevereiro, a reunião contou com a participação de profissionais das clínicas filiadas, que debateram a importância desta prática para a segurança dos pacientes e dos trabalhadores.

Coordenadora do grupo, a enfermeira Luciene Paiva da Silva Potenciano distribuiu cartazes com orientações sobre a correta higienização das mãos, que deve ser feita sempre antes e após o contato com os pacientes. Ela observou que essa prática é a base de uma assistência segura e precisa ser seguida por todos os profissionais e em todas as áreas das unidades de saúde.

 



FEHOESG NOTÍCIAS
Informativo da Federação dos Hospitais, Laboratórios, Clínicas de Imagem e Estabelecimentos de Serviços de Saúde no Estado de Goiás
Ano 4 Nº 84 10/03/2017
Rua 24, 202, Centro – Goiânia (GO) - Fone (62) 3093 4309
Presidente: Dr. Carlos Alberto Ximenes
Jornalista Responsável: Rosane Rodrigues da Cunha - MTb 764/JP-GO
imprensa@fehoesg.org.br (62) 9 9903 0935 www.fehoesg.org.br


Assessoria de Comunicação - Fehoesg - 10/03/2017

 

Newsletter

Casdastre-se para receber nossos informativos:

 

Federação dos Hospitais do Estado de Goiás

Rua 24 nº 202, Qd 77 Lt 26, Setor Central
CEP 74030-060 - Goiânia - Goiás

 

Telefone:(62)3093-4309

 

fehoesg@fehoesg.org.br

GOsites