Informativo FEHOESG NOTÍCIAS

Fehoesg Notícias Nº 91

FEHOESG NOTÍCIAS
Informativo da Federação dos Hospitais, Laboratórios, Clínicas de Imagem e  Estabelecimentos de Serviços de Saúde no Estado de Goiás
Ano 6 Nº 91 Maio/2019


Estabelecimentos de saúde devem informar ao CNES sua localização e horário de funcionamento


Em vigor desde 4 de abril, quando foi publicada no Diário Oficial da União, a Portaria nº 359, de 15 de março de 2019, da Secretaria de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde, torna obrigatória a informação de localização geográfica e horário de funcionamento para todos os estabelecimentos constantes no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES).

Define obrigatoriedade da informação de Localização Geográfica e Horário de Funcionamento para todos os estabelecimentos constantes no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES). De acordo com a nova portaria, as informações deverão ser adequadas em até três competências após a publicação do texto. A Fehoesg aproveita para orientar os estabelecimentos sobre a importância de manterem seus dados sempre atualizados no CNES. Leia mais.
 


eSocial: Empresas devem atualizar o CNAE conforme Instrução Normativa RFB 1.867/2019

A tabela de códigos CNAE utilizada pelo eSocial foi atualizada em janeiro/2019. O código CNAE a ser preenchido nos eventos de tabela de Estabelecimentos (S-1005) deve respeitar o Anexo I da Instrução Normativa RFB 971/2009, com as alterações da Instrução Normativa RFB 1867/2019. Essa orientação foi publicada no portal do eSocial 01/03/2019, na Nota Técnica 11/2019. Leia mais.

 

SINDICATOS EM FOCO

Sindimagem divulga nota sobre reajuste de filme radiológico

No início de abril, o Sindimagem divulgou o comunicado do Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem (CBR) sobre o reajuste do metro quadrado da documentação radiológica. Confira:

Conforme determina o artigo 17-A, caput, inciso II e §§ 2º e 3º, da Lei 9.656/98, alterada pela Lei 13.003/14, por sua vez regulamentada pelas Resoluções Normativas da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) números 363, 364 e 365, da mesma agência, com fundamento no § 4º da RN nº 364 supracitada, o Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem comunica que, a partir de 01 de abril de 2019, utilizará o índice definido pela ANS, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), para o reajuste do valor de referência do metro quadrado do filme/documentação dos procedimentos de Radiologia e Diagnóstico por Imagem
O IPCA acumulado nos últimos 12 (doze) meses, com base em fevereiro de 2019, foi de 3,8903%. Assim o novo valor de referência fica estabelecido em R$ 28,87 o metro quadrado.
São Paulo, 01 de abril de 2019
Dr. Alair Augusto Sarmet Moreira Damas dos Santos
Presidente do CBR

 

Nova palestra do Sindhoesg vai abordar o uso de produtos na higienização hospitalar

A higienização no ambiente hospitalar continuará sendo debatida pelo Sindhoesg. No dia 14 de junho, das 8h30 às 12 horas, o Sindicato vai receber o administrador de empresas e técnico em higienização hospitalar e de alimentos Marcelo Cristiano Fleuri. Com mais de 30 anos de atuação na área da saúde, ele vai abordar o tema “O uso de produtos na higienização hospitalar”.

A palestra será aberta a profissionais de enfermagem, farmacêuticos e responsáveis pelas áreas de administração e compras dos estabelecimentos filiados. Segundo o palestrante, os hospitais devem ficar atentos não só ao uso dos produtos corretos, mas também à forma correta de utilização de cada um e esse é um dos temas que será enfocado no encontro.

As inscrições podem ser feitas pelos telefones (62) 3093 4309 e / 3089-7200 ou pelo e-mail secretaria@sindhoesg.org.br. As vagas são limitadas e abertas apenas a profissionais de estabelecimentos filiados.

 

Sindilabs integra o Conselho Municipal de Saúde de Goiânia

Após um período de afastamento, o Sindicato dos Laboratórios de Análises e Bancos de Sangue no Estado de Goiás (Sindilabs), federado da Fehoesg, volta a integrar o Conselho Municipal de Saúde de Goiânia (CMS). A presidente do Sindilabs, Christiane Maria do Valle Santos, que também é vice-presidente da Fehoesg, é a representante do Sindicato no CMS, que é um órgão colegiado, deliberativo, normativo, fiscalizador e consultivo responsável pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no município de Goiânia.
O retorno ao CSM reforça o papel representativo do Sindilabs nesta sua nova fase, com uma atuação focada na defesa dos associados e da saúde de qualidade. Membro titular do CMS, a presidente do Sindilabs integra o núcleo de representantes dos prestadores de serviços de saúde. O CMS é presidido por Edvaldo Bernado de Lima e reúne-se periodicamente.

 

Entidades lançam publicações com dados históricos e indicadores da saúde nacional

A Associação Nacional de Hospitais Privados (ANAHP), a Organização Nacional de Acreditação (ONA) e a Confederação Nacional de Saúde (CNSaúde), em parceria com a Federação Brasileira dos Hospitais (FBH) – lançaram importantes publicações durante a Feira Hospitalar que ocorreu entre os dias 21 e 24 de maio, na cidade de São Paulo.

Enquanto ANAHP e CNSaúde/FBH apresentam indicadores, dados e artigos, a ONA rememora a sua história em um livro com fatos e episódios importantes da trajetória da principal acreditadora da saúde nacional, que neste ano completa 20 anos de atuação. Leia mais.
 



Sindimagem (Sindicato das Clínicas Radiológicas, Ultrassonografia, Ressonância Magnética, Medicina Nuclear e Radioterapia no Estado de Goiás)
Sindilabs (Sindicato dos Laboratórios de Análises e Bancos de Sangue do Estado de Goiás)
Sindhoesg (Sindicato dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde no Estado de Goiás)
Sindhospi (Sindicato dos Hospitais de Iporá e Região)
Shoclesan (Sindicato dos Hospitais, Clínicas e Estabelecimentos de Serviços de Saúde de Anápolis).


FEHOESG NOTÍCIAS
Informativo da Federação dos Hospitais, Laboratórios, Clínicas de Imagem e Estabelecimentos de Serviços de Saúde no Estado de Goiás
Ano 6 Nº 91 Maio/2019
Rua 24, 202, Centro – Goiânia (GO) - Fone (62) 3093 4309
Presidente: Dr. Carlos Alberto Ximenes
Jornalista Responsável: Rosane Rodrigues da Cunha - MTb 764/JP-GO
imprensa@fehoesg.org.br (62) 9 9903 0935
www.fehoesg.org.br

 


Assessoria de Comunicação - Fehoesg - 30/05/2019

 

Newsletter

Casdastre-se para receber nossos informativos:

 

Federação dos Hospitais do Estado de Goiás

Rua 24 nº 202, Qd 77 Lt 26, Setor Central
CEP 74030-060 - Goiânia - Goiás

 

Telefone:(62)3093-4309

 

fehoesg@fehoesg.org.br

GOsites