Informativo FEHOESG NOTÍCIAS

FEHOESG NOTÍCIAS Nº 31 (11/09/14)

FEHOESG NOTÍCIAS
Informativo da Federação dos Hospitais, Laboratórios, Clínicas de Imagem e  Estabelecimentos de Serviços de Saúde no Estado de Goiás
Ano 1 Nº 31 11/09/2014

 

Sindlabs/GO cria Grupo Técnico de Segurança dos Laboratórios

Com o objetivo de debater e aperfeiçoar os estudos de temas como  a destinação e tratamento de resíduos e a Norma Regulamentadora número 32 (NR-32), o Sindicato dos Laboratórios de Análises e Bancos de Sangue do Estado de Goiás (Sindlabs/GO) criou um Grupo  Técnico de Segurança dos Laboratórios. A primeira reunião do grupo aconteceu no dia 5 de setembro, na sede do sindicato, e contou com a participação de cerca de 20 representantes de laboratórios filiados.
O grupo será coordenado pela enfermeira do Trabalho Luciene Paiva da Silva Potenciano e pela biomédica Káritta Christina Santos Pacheco Carneiro, especialista em gestão da qualidade para laboratórios de análises clínicas. As reuniões de trabalho serão mensais.
Esse grupo segue o modelo do que foi criado há quatro anos pelo
Sindhoesg e que vem dando uma grande contribuição ao debate e à tomada de decisões sobre temas relacionados à saúde dos trabalhadores e usuários e à segurança nos estabelecimentos de saúde goianos.

EXPECTATIVA
A biomédica Káritta Christina diz que as expectativas em relação às ações do novo grupo são as melhores. “Espero que juntos possamos nos adequar às exigências de forma ordenada e coesa, trazendo para o grupo a experiência individual de cada estabelecimento para que o crescimento seja coletivo”, afirmou.
O grupo do Sindilabs/GO é aberto à participação de técnicos de segurança do trabalho e de trabalhadores responsáveis pela higienização, limpeza e pelo Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde. 

Para mais informações, ligue (62) 3223 1493.

 

Fehoesg orienta profissionais de odontologia sobre gerenciamento de resíduos de saúde

Cerca de 40 odontólogos, técnicos em segurança do trabalho e outros profissionais que atuam na área de odontologia em Goiás participaram da palestra sobre “Gerenciamento de Resíduos”, promovida pela Fehoesg, no dia 4 de setembro. O evento foi realizado em parceria com o Conselho Regional de Odontologia de Goiás (CRM-GO) e o Sindicato dos Odontologistas no Estado de Goiás.
A palestra foi ministrada no auditório do CRO-GO pela enfermeira Luciene Paiva da Silva Potenciano, consultora técnica de enfermagem da Fehoesg e coordenadora do Grupo de Estudo NR-32 do Sindhoesg. Ela abordou o que diz a legislação sobre o gerenciamento de resíduos de serviços de saúde e enfatizou os cuidados que os profissionais devem seguir para a correta higienização e limpeza dos equipamentos e consultórios e para o acondicionamento, transporte e destinação final do lixo gerado.
As informações apresentadas e debatidas nesta palestra com profissionais da área de odontologia já foram enfocadas em outras reuniões promovidas pela Fehoesg para hospitais, laboratórios e clinicas. Ciente da importância do cumprimento da legislação e da aplicação do Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde (PGRSS), a Fehoesg tem intensificado suas ações educativas nesta área.

 

CURTAS

 

Despesas com internações sobem 23,1% em 2013

As internações hospitalares dos beneficiários de plano de saúde coletivo (empresarial ou por adesão) custaram, em média, R$ 6,7 mil em 2013, considerando despesas assistenciais para as operadoras. O valor é 23,1% maior que o registrado um ano antes, quando o gasto médio com cada internação foi de R$ 5,5 mil. Os números fazem parte da Nota de Acompanhamento do Caderno de Informações da Saúde Suplementar (Naciss), produzida pelo Instituto de Estudos de Saúde Suplementar (IESS), entidade ligada às empresas do setor de saúde privado, mas com base nas informações atualizadas pela ANS. (Fonte: Saúde Business 365)

 

Planos de saúde ganham 1,83 milhão de beneficiários em 12 meses

O número de beneficiários de planos de saúde médico-hospitalares no Brasil cresceu 1,83 milhão entre junho de 2013 e o mesmo mês deste ano. O setor encerrou o primeiro semestre de 2014 com 50,9 milhões de usuários, 3,7% mais que no mesmo período do ano passado. Os dados constam do boletim “Saúde Suplementar em Números”, produzido pelo Instituto de Estudos de Saúde Suplementar (IESS) com base nas informações que acabam de ser atualizadas pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).O crescimento foi impulsionado pela contratação de planos coletivos empresariais, que subiu 4,5% em 12 meses, correspondendo a 1,45 milhão de beneficiários. No total, os planos coletivos empresariais atendem a 33,46 milhões de beneficiários.  (Fonte: Saúde Business 365)

________________________________________

FEHOESG NOTÍCIAS
Ano 1 -  Nº 31 –  11/09/2014
Informativo da  Federação dos Hospitais, Laboratórios, Clínicas de Imagem e  Estabelecimentos de Serviços de Saúde no Estado de Goiás (Fehoesg)
www.fehoesg.org.br
Alameda Botafogo, 101, Centro - Goiânia (GO) Fone (62) 3093 4309
Presidente: Dr. Carlos Alberto Ximenes
Jornalista Responsável: Rosane Rodrigues da Cunha - MTb 764/JP-GO
[email protected] (62) 9903 0935


Assessoria de Comunicação - Fehoesg - 11/09/2014

 

Newsletter

Casdastre-se para receber nossos informativos:

 

Federação dos Hospitais do Estado de Goiás

Av. Goiás nº 609, sala 702, Ed. Sandoval de Azevedo, Setor Central
CEP 74005-010 - Goiânia - Goiás

 

Telefone:(62)3093 4311

 

[email protected]

GOsites