Informativo FEHOESG NOTÍCIAS

Fehoesg Notícias Nº 97

FEHOESG NOTÍCIAS 97

Abril 2020

 

CNSaúde divulga nota sobre recomendação do Conselho Nacional de Saúde

O Conselho Nacional de Saúde por meio da Recomendação Nº 026, de 22 de abril de 2020, orienta os gestores do Sistema Único de Saúde (SUS), em seu âmbito de competência, que requisitem leitos privados, quando necessário, e procedam a sua regulação única a fim de garantir atendimento igualitário durante a pandemia de Covid-19. A Confederação Nacional de Saúde (CNSaúde) fez esclarecimentos sobre o assunto, ressaltando que sua proposta é focar no que efetivamente pode resolver o problema.  Leia mais.

Censo Hospitalar começa a ser realizado para internações de coronavírus

O Ministério da Saúde iniciou o Censo Hospitalar nos 26 estados e Distrito Federal o registro obrigatório de internações hospitalares dos casos suspeitos e confirmados de coronavírus, nos estabelecimentos de saúde públicos e privados. O objetivo é monitorar a taxa de ocupação dos leitos SUS disponíveis para pacientes com COVID-19, avaliar o consumo dos leitos da rede assistencial e a média de permanência dos usuários para auxiliar nas medidas de apoio às gestões locais no enfrentamento da doença. Leia mais.

CFM define complexidade e responsabilidades técnicas em UTIs e UCIs


Uma resolução do Conselho Federal de Medicina (CFM) publicada nesta quarta-feira, 23 de abri, define as unidades de terapia intensiva e unidades de cuidado intermediário conforme sua complexidade e nível de cuidado, determinando a responsabilidade técnica médica, as responsabilidades éticas, habilitações e atribuições da equipe médica necessária para seu adequado funcionamento. Confira.

Lei suspende obrigatoriedade da manutenção de metas contratualizadas pelo SUS


Publicada no Diário Oficial da União, em 23 de abril de 2020, a Lei número 13.992 suspende por 120 (cento e vinte) dias, a contar de 1º de março do corrente ano, a obrigatoriedade da manutenção das metas quantitativas e qualitativas contratualizadas pelos prestadores de serviço de saúde no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). Confira.

Confira as recomendações do MPT sobre uso de EPI


Em cumprimento ao Procedimento PA-PROMO 000451.2020.18.000/3, a Fehoesg divulga a nova recomendação do Ministério Público do Trabalho sobre o uso de Equipamentos de Proteção (EPIs) individual ou coletivo. Confira.
Nova orientação do Cremego aborda atendimentos eletivos desde 20 de abril
Considerando o atual cenário de Covid-19 em Goiás e as determinações legais de órgãos estaduais, municipais e federais sobre a pandemia, o Conselho Regional de Medicina do Estado de Goiás (Cremego) orientou os médicos goianos sobre atendimentos eletivos, como consultas, exames, cirurgias e procedimentos de qualquer especialidade, a partir de 20 de abril. Para a retomada dos serviços, de acordo com o Cremego, devem ser resguardadas as medidas protetivas para médicos, colaboradores e pacientes já divulgadas pelo Cremego e por autoridades sanitárias e epidemiológicas. Leia mais

Novo decreto estende emergência e libera algumas atividades econômicas em Goiás

O novo decreto assinado pelo governador de Goiás, Ronaldo Caiado (DEM),  estendeu a situação de emergência pelo prazo de 150 dias. A decisão foi tomada com base na declaração de Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional (ESPIN) decorrente da disseminação do coronavírus (Covid-19) no Brasil.
Segundo o texto, o prazo pode, inclusive, ser prorrogado ou flexibilizado, o que dependerá da avaliação de risco baseada nas ameaças e vulnerabilidades de cada localidade. Leia mais.


STF permite celebração de acordos sem o aval do respectivo sindicato

Por um placar de 7 votos a 3, o Supremo Tribunal Federal cassou a liminar concedida pelo Ministro Ricardo Lewandowski na ADI 6363 e permitiu a celebração de acordos individuais de redução de jornada/salários ou de suspensão temporária do contrato de trabalho sem o aval do respectivo sindicato laboral. Leia mais.


SISTEMA FEHOESG
Sindimagem
(Sindicato das Clínicas Radiológicas, Ultrassonografia, Ressonância Magnética, Medicina Nuclear e Radioterapia no Estado de Goiás)
Sindilabs
(Sindicato dos Laboratórios de Análises e Bancos de Sangue do Estado de Goiás)
Sindhoesg
(Sindicato dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde no Estado de Goiás)
Sindhospi
(Sindicato dos Hospitais de Iporá e Região)
Shoclesan
(Sindicato dos Hospitais, Clínicas e Estabelecimentos de Serviços de Saúde de Anápolis)

FEHOESG NOTÍCIAS
Informativo da Federação dos Hospitais, Laboratórios, Clínicas de Imagem e Estabelecimentos de Serviços de Saúde no Estado de Goiás
Ano 7 Nº 97
Rua 24, 202, Centro – Goiânia (GO) - Fone (62) 3093 4309
Presidente: Dr. Carlos Alberto Ximenes
Jornalista Responsável: Rosane Rodrigues da Cunha - MTb 764/JP-GO
[email protected] (62) 9 9903 0935
www.fehoesg.org.br

 

 


Assessoria de Comunicação - Fehoesg - 23/04/2020

 

Newsletter

Casdastre-se para receber nossos informativos:

 

Federação dos Hospitais do Estado de Goiás

Rua 24 nº 202, Qd 77 Lt 26, Setor Central
CEP 74030-060 - Goiânia - Goiás

 

Telefone:(62)3093-4309

 

[email protected]

GOsites